Ali e lá

Antônio Carlos Álvares da Silva

0
414

Não é notícia, mas, cada vez que é lembrada causa repulsa. Dia 26 último, o Estadão publicou, que políticos devem à União 660 milhões de reais. Só a família de Jader Barbalho acumula um débito de 253,2 milhões. Tudo a juros baixos ou inexistentes.
2 – Na construção do edifício da Petrobrás, na Bahia, foi apurado um desvio de 1 bilhão de reais. Comparando: É o que ganhariam 18 mil trabalhadores em um ano, ganhando 3 mil reais por mês. Aliás, embora não seja nenhum modelo de edifício, a Petrobrás é pródiga em concessões. Enquanto a maioria dos trabalhadores recebe 13 salários por ano, seus trabalhadores recebem 16. E mais altos que os da iniciativa privada. Na hora da demissão voluntária as vantagens são de espantar: Acumulam vale almoço, vale refeição e cesta básica, vale creche, subsídio escolar e uma infinidade de outros itens. Estadão, 30-11-2018 A-3.
3 – O governo do Chile tomou uma medida ousada, para dizer o mínimo. Autorizou menores de 14 anos a fazer mudança de sexo. Será, que aos 14 anos, o menor já tem discernimento suficiente, para autorizar mudança tão radical? E logo, logo aqui no Brasil, será pleiteada medida semelhante, usando o exemplo do Chile.
4 – Deu no Estadão: O judiciário brasileiro quadruplicou seus gastos com funcionários em 20 anos. Na Índia seus funcionários já teriam se elevado à categoria de castas. Embora aqui, com o nome de casta, ou não, não faz diferença, pois os privilégios são semelhantes.
5 – Parlamentares brasileiros, quando reeleitos, isto é, já residiam em Brasília, vão receber 20 milhões de reais a título de “auxílio mudança”. Tradução: vão ter um auxílio, para mudar, para onde já moram.
6 – Você pode ter esquecido. O governo federal concede incentivos financeiros a setores econômicos, que julga necessitarem de subsídios para enfrentarem a concorrência na venda de seus produtos no mercado nacional e internacional. Em 2016, a soma desses incentivos chegou a 379 bilhões de reais – Estadão, 29-11-18. A principal beneficiária é a indústria de veículos. Esses incentivos começaram em 2003, com os governos do PT. Só agora o governo Temer editou decreto instituindo um controle na concessão desses incentivos. E em todos esses anos o auxílio não ajudou o Brasil a crescer como seus vizinhos da América do Sul, tais como, Colômbia, Peru, Chile e Paraguai. Para o PT, o dinheiro do povo sai fácil.
7 – A notícia saiu escondida em um cantinho de página. Foi inaugurada em Nova York, no parque Bryant, na 6ª Avenida, uma estátua do Barão do Rio Branco. Pouca gente sabe hoje da atuação de Rio Branco na diplomacia brasileira. Nem sempre foi assim. Prova é, que em Bebedouro existem vários logradouros com seu nome. Seria justo, que os brasileiros soubessem a obra desse brasileiro ilustre.

(Colaboração de Antônio Carlos Álvares da Silva, advogado bebedourense).

(…)

Publicado na edição 10344, de 8, 9 e 10 de dezembro de 2018.