Caso Coaf: Prefeito de Campinas ? denunciado pelo MPF

0
499

O Minist?rio P?blico Federal (MPF) apresentou den?ncia na segunda-feira (26), contra o prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) por desviar cerca de R$ 2,8 milh?es que deveriam ser empregados na merenda escolar. A acusa??o da Promotoria indica que o prefeito dispensou indevidamente licita??o e desviou verbas p?blicas para beneficiar terceiros.

A investiga??o ? um desdobramento da Opera??o Alba Branca, deflagrada em 19 de janeiro de 2016, em Bebedouro, que aponta esquema de fraudes em licita??o.

Os envolvidos, dentre eles, a Coaf (Cooperativa Org?nica Familiar) de Bebedouro), combinavam pre?os em processos licitat?rios abertos por prefeituras paulistas para a compra de produtos aliment?cios provenientes da agricultura familiar.

A den?ncia foi efetuada pelos desembargadores da 3? Regi?o do Tribunal Regional Federal e entregue por integrantes do N?cleo de Combate ? Corrup??o da Procuradoria Regional da Rep?blica, respons?vel por investigar as a??es do prefeito.

Segundo o MPF, as verbas em quest?o s?o oriundas do Programa Nacional de Alimenta??o Escolar (PNAE), ?destinadas ? aquisi??o de g?neros aliment?cios provenientes diretamente da agricultura familiar para abastecer a merenda escolar das escolas do munic?pio?, diz a den?ncia.

O outro lado – Em nota, a prefeitura de Campinas diz: ?O Minist?rio P?blico Federal ofereceu a den?ncia. O Tribunal de Justi?a ainda n?o se manifestou. Poder? aceitar ou n?o a den?ncia. A Prefeitura de Campinas est? ? disposi??o para colaborar com a Justi?a?.

(?)

Publicado na edi??o 10340, de 29 e 30 de novembro de 2018.