Brasileirão

0
463

Chegamos na terceira rodada do campeonato brasileiro, e como de costume, times que invariavelmente lutam para não cair ocupam os primeiros lugares, como é o caso de Sport e Goiás, líder e vice líder respectivamente com 7 pontos. Claro que não quero desmerecer essas equipes, muito pelo contrário, mas certamente não terão fôlego para se manterem entre os primeiros por muito tempo. Em terceiro vem o combalido Corinthians, também com 7 pontos, e em quarto o debilitado São Paulo, com 6. Os dois paulistas, aliás, lutam contra o desânimo que os aplacou após a eliminação da Taça Libertadores da América, sendo que o Tricolor vem de uma vitória em cima do lanterna Joinvile, enquanto o Timão conseguiu apenas um empate com o Fluminense. Destaque para os goleiros Rogério Ceni e Cássio, que não fosse por eles, os times certamente estariam em situação bem pior.
Na parte de baixo, sem conseguir vencer até agora, vem o Palmeiras com 2 pontos, quase no Z-4. O time ainda não se encontrou, e o rendimento do time caiu após a derrota para o Santos, nos pênaltis, na final do campeonato paulista. Mesmo com o maciço apoio de sua torcida, o Verdão perdeu em casa para o Goiás, jogando um futebol fraco e sem criatividade. Está na hora de Osvaldo de Oliveira encontrar seu time, pois já estamos em maio e o discurso do treinador é sempre de que o “time está em formação”. O próximo jogo será contra o arqui-rival Corinthians, em Itaquera, e uma derrota poderá custar o pescoço do treinador verde. Uma vitória, por sua vez, ampliará a chance da crise eclodir no Parque São Jorge. Apesar de estarmos no início do torneio, esse será um jogo de “vida ou morte” para os dois times.
Na intermediária da tabela, o Santos conta com uma vitória, uma derrota e um empate até agora, e soma 4 pontos. A derrota para o Chapecoense impediu que a equipe da Vila desse uma subida na tabela de classificação, mas o Peixe tem tudo para se recuperar na próxima rodada, diante do Sport, jogando em casa.
O destaque negativo até agora fica por conta do Cruzeiro, que apesar de ser o atual bicampeão da competição, está na zona de rebaixamento com apenas 1 ponto. Claro que o time está brigando forte pelo título da Libertadores, mas a pífia campanha no brasileiro mostra que a equipe não possui a mesma força do ano passado, quando mesmo jogando com reservas era um time difícil de ser batido. Mas com certeza, após o final da Libertadores, o Cruzeiro voltará suas atenções para o campeonato nacional, para então recuperar-se e tentar o tricampeonato.
Por isso, para quem jogar com o Cruzeiro agora, é importante conseguir a vitória, porque depois a conquista de pontos em cima dos mineiros será uma tarefa mais difícil.

(…)

Leia mais na edição nº 9846, dos dias 26 e 27 de maio 2015.