Final inédita

0
1321

A final do Campeonato Paulista de 2016 será inédita. É a primeira vez que o Audax chega em uma decisão desse porte, e muito fez por merecer essa oportunidade. O Grêmio Osasco Audax, conhecido apenas por Audax, Osasco Audax ou GO Audax (e cujo acrônimo é GOA) foi fundado em 17 de maio de 2004 (primeira fundação) na cidade de São Paulo, e atualmente disputa a Série A1 do Campeonato Paulista depois de seguidos acessos nas divisões inferiores.
O clube está sediado em Osasco, mantém seu centro de treinamento na Vila Yolanda e um estádio na Cidade de Deus dentro do Bradesco, onde a base do Audax manda seus jogos. Depois de passagens pelo Pacaembu, Rua Javari, Nicolau Alayon, Alfredo Chiavegato, atualmente manda seus jogos no estádio José Liberatti, na cidade de Osasco. Até o mês de julho de 2011 era denominado como Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), depois mudou para Audax SP Esporte Clube, como ficou conhecido até dezembro de 2013.
No dia 22 de setembro de 2013 o clube foi comprado pelo Grêmio Osasco, juntamente com o Audax Rio de Janeiro Esporte Clube, e passou a receber a denominação atual. Ainda nesse ano, o Audax chegou até a final da Copa Paulista quando perdeu a final para o São Bernardo Futebol Clube nos pênaltis. O time é sempre lembrado pelo estilo de jogo diferente do adotado por outras equipes, e essa ousadia, misturada com qualidade no futebol apresentado, levou o clube a disputar sua primeira final de Campeonato Paulista.
O Santos dispensa comentários, pois nos últimos dez anos fez 9 finais de campeonato paulista, e por isso, e somente isso, é favorito a levantar a taça de campeão. Isso não quer dizer, porém, que será campeão. O Audax vem apresentando um futebol envolvente e já derrubou dois grandes (São Paulo e Corinthians) e não tem nada a perder contra o Santos. Aliás, o jogo contra o Timão foi um dos melhores do campeonato, e após o empate em 2 a 2 no tempo normal, com direito a dois golaços do time de Osasco, o Corinthians acabou caindo nos pênaltis. Aliás, o Audax também venceu o Palmeiras na primeira fase do paulistão, por 2×1, em um grande jogo. Ou seja, para coroar essa grande campanha, o time de Fernando Diniz precisaria levantar o caneco, e o ano, então, estaria completo. Boa sorte aos dois finalistas.
Certamente serão dois excelentes jogos, e os dois times farão prevalecer os mandos de campo em seus estádios. O primeiro jogo será já no domingo que vem (1º de maio), em Osasco, e a segunda e decisiva partida será no dia 8 de maio, na Vila Belmiro.

Publicado na edição nº 9977, de 26 a 27 de abril de 2016.