Justiça Eleitoral impugna pesquisa falsa e proíbe Spido de divulgá-la

0
518

Juíza concede liminar contra jornal Norte & Sul Paulista e contra Spido, que divulgaram pesquisa falsa.

img_8610-web

A Justiça Eleitoral de Bebedouro proibiu a distribuição e divulgação de “pesquisa falsa” veiculada pelo jornal Norte & Sul Paulista, sob pena de multa de R$ 50 mil.

A juíza eleitoral Vanessa Aparecida Pereira Barbosa acatou pedido de liminar da coligação DEM/PDT/PSDB/PSB/PPS, do candidato à reeleição Fernando Galvão contra o diretor do jornal Márcio Pereira Gomes; contra a coligação “Bebedouro desenvolvida e contra para todos” dos partidos PMDB/PRB/Rede/PEN/Pros e seus candidatos a prefeito e vice, Gustavo Spido e Anderson de Moraes.

O exemplar do periódico traz em sua edição de número 183, do mês de setembro, pesquisas eleitorais de 115 cidades do Estado de São Paulo. Em Bebedouro, o jornal aponta que o candidato Gustavo Spido (PMDB) lidera as intenções de votos dos bebedourenses com 39,30%; seguido de Fernando Galvão (DEM) com 32,09%; e João Batista Bianchini com 10,70%.

O resultado desta pesquisa foi divulgado pelo candidato Gustavo Spido em seu perfil nas redes sociais, com os dizeres. “É com imensa alegria, que recebi o resultado desta pesquisa, onde vejo que Bebedouro já escolheu o candidato com as melhores propostas, que vão desenvolver Bebedouro nos próximos quatro anos”, anexado à ilustração gráfica da pesquisa.

“Em face dos representados Gustavo Spido e Anderson Arthur Moraes e respectiva coligação defiro o pedido antecipatório para o fim de proibi-los, até contraordem deste juízo, de divulgar o resultado da pesquisa impugnada em seu material de campanha, redes sociais e outros meios virtuais, sob pena de multa cominatória de R$ 50 mil, sem prejuízo das sanções previstas”, sentenciou a juíza.

A Gazeta teve acesso ao jornal distribuído na cidade e à metodologia da pesquisa da empresa que aponta inclusive dois bairros pesquisados inexistentes em Bebedouro, Cohab e Jd. Europa.

Além de Bebedouro, Monte Azul, Olímpia e Barretos entraram com ações contra este jornal. O diretor Márcio Pereira Gomes é conhecido em Barretos, sua cidade natal, por realizar pesquisas com dados falsos. A chefe do Cartório Eleitoral daquele município, Alessandra Tomarozi, informa que nas eleições municipais de 2012, Márcio Gomes foi notificado várias vezes, com busca e apreensão de material em sua empresa. Neste ano, a Justiça Eleitoral de Barretos proibiu a divulgação de qualquer pesquisa desta empresa.