O futuro da educação está atrasado

0
448

Mas não sem tempo de recuperar o que se perdeu.

Muito se tem falado, principalmente nos últimos dois meses, sobre a premência da necessidade em melhorar os níveis da Educação dos brasileiros, como têm prometido os candidatos nesta eleição. Mas na realidade o que o Brasil tem vivido é a deterioração do ensino sempre relegado a segundo plano.
Mas parece que chegamos tão fundo nesse poço que chegou a hora de bater lá embaixo e tomar impulso para subir.
Como prova de que algo também está mudando por aqui, nesta semana, recebemos 2 boas notícias sobre o assunto. A transformação do Departamento Municipal de Educação e Cultura, o Demec, em Secretaria da Educação e a realização do 1° Encontro Estadual de Educação Integral em Bebedouro, escolhida a cidade como sede por já ser considerada referência no Estado em atendimento integral.
Através da Secretaria da Educação, será possível imprimir autonomia e consequente agilidade à organização de unidades escolares de Bebedouro, cujo objetivo é assegurar a todos os bebedourenses em idade escolar, formação comum e indispensável para o exercício da cidadania. Com receita própria, a Secretaria é capaz de estabelecer prioridades, fazer licitações, capacitar e contratar profissionais, enfim, investir na Educação.
Já o Encontro Estadual de Educação Integral reuniu aqui, representantes de 51 municípios para discutir políticas públicas em favor da escola em tempo integral, ou seja, alunos mais tempo na escola significa dobrar o tempo de aprendizagem de cada aluno. Significa além de proporcionar conhecimento através da grade curricular, formar cidadãos através de atividades extra-curriculares como arte e cultura, além de suprir defasagens de aprendizado captáveis pela relação mais intensa entre alunos e professores.
Boas novas capazes de renovar as esperanças de que as demandas das crianças e jovens de Bebedouro possam ser identificadas através da disseminação dos valores primordiais ao ser humano em sociedade, o conhecimento e a cidadania.

Publicado na edição nº 9760, dos dias 18 e 19 de outubro de 2014.