Jornal impresso é líder como meio de maior credibilidade

0
454

Pesquisa mostra ainda que 21% dos entrevistados leem jornais ao menos uma vez por semana.

Com o surgimento da internet muito já se profetizou sobre o futuro dos jornais impressos, que segundo opiniões premonitórias, deixariam de existir.
Porém, o jornal impresso segue na liderança como o meio de comunicação mais confiável, de acordo com a PBM (Pesquisa Brasileira de Mídia) 2015 feita pelo Ibope, para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Segundo a pesquisa, 58% dos ouvidos confiam muito ou sempre nos jornais impressos, contra 40% que confiam pouco ou nunca. A pesquisa mostra ainda que 21% dos entrevistados leem jornais ao menos uma vez por semana. A segunda-feira é o dia mais mencionado pelos entrevistados, 48% e o sábado 35%.
A TV e o rádio estão em seguida e encontram-se em empate técnico. No caso da TV, 54% confiam muito ou sempre, contra 45% que confiam pouco ou nada. No caso do rádio, 52% confiam muito ou sempre, contra 46% que confiam pouco ou nunca.
Dentre os veículos tradicionais, a revista é o único que inverte essa equação: 44% confiam muito ou sempre, contra 52% que confiam pouco ou nunca. Já em relação às novas mídias, reina a desconfiança.
Respectivamente, 71%, 69% e 67% dos entrevistados disserem confiar pouco ou nada nas notícias veiculadas nas redes sociais, blogs e sites.
Apenas 30% dos entrevistados confiam no que leem em sites da internet. O percentual cai para 26% na confiança nas redes sociais; e 25% para o que é publicado em blogs. Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet.
A televisão segue como a mídia mais popular, 95% dos brasileiros têm acesso, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam quatro horas e meia por dia expostos ao televisor, de segunda a sexta-feira, e quatro horas e 15 minutos aos finais de semana.

Gazeta de Bebedouro é referência local de credibilidade
Pautada por um trabalho sério e plural na abordagem das notícias e fatos locais, há 90 anos levando a notícia aos bebedourenses, a Gazeta de Bebedouro é referência local de confiança na informação.

Depoimento

“A Gazeta de Bebedouro durante sua longa existência, pauta seu jornalismo na ética e na busca da verdade, em benefício do coletivo. Por isso, está entre as 5 marcas lembradas expontaneamente pelos bebedourenses, em recente pesquisa.
E é o jornal mais lido e preferido pelos leitores de jornais da cidade e região. A credibilidade da Gazeta é colocada em evidência até pela concorrência virulenta que tenta derrubá-la, mas não consegue. Ora com insinuações jocosas, apelidos chulos, ou com invenções sobre quem estaria na sua direção. Todas pequenices diante da sua missão.
Como herdeira do DNA de Juca Caldeira, tenho sede e fome do jornalismo responsável, a serviço da comunidade. Incomodando os virulentos, claro, mas acreditando piamente que através da seriedade e da honradez, sem abrir mão sequer um milímetro dos valores instituídos por meu pai, a Gazeta de Bebedouro continuará seguindo seu caminho, informando e informando. Estabelecendo ou restabelecendo a verdade! A Gazeta não espera convites, nem coletivas, vai atrás da notícia, esteja ela onde estiver. Quiçá por mais 90 anos”.
Sarah Cardoso, diretora da Gazeta de Bebedouro.

(…)

Leia mais na edição nº 9830, dos dias 16 e 17 de abril 2015.