O papel da assessoria de imprensa em épocas de crise

0
338

Vera Lucia Rodrigues

Em momentos econômicos difíceis, como o que estamos vivendo, há uma tendência de redução de custos em todas as esferas corporativas. No entanto, um cenário de crise econômica não se constitui nenhuma novidade para a maioria dos empresários e empresas no Brasil. Depois de um sólido período de estabilidade financeira, o país volta a enfrentar uma de suas piores crises, com o estado de recessão econômica agindo em cadeia nos mais diversos mercados e minando investimentos.
Como já sabemos, em geral, os cortes começam na área de comunicação,que nessas horas não é vista como prioritária dentro da corporação, o que se constitui em um equívoco sério, porque sem visibilidade a empresa fica ainda mais afetada. Mesmo que o argumento seja no sentido de diminuir as despesas, ressalva deve ser feita dentro do setor de assessoria de imprensa, que às vezes, com bem menos recursos do que a publicidade, consegue ampliar significativamente a exposição de uma empresa, especialmente na área de pequenas e médias empresas que normalmente não têm muita verba para investir em visibilidade.
Nesse sentido, talvez deva haver um melhor aproveitamento dos recursos, uma vez que períodos turbulentos demandam reflexão e criatividade. A palavra de ordem deve ser otimização. Em vez de eliminar os gastos com a área de marketing, vamos nos concentrar na realização de investimentos inteligentes. Dessa maneira, sua empresa não ocupará várias páginas de publicidade ou fará uma campanha na Globo, mas estará presente no noticiário, que resultará em uma maior exposição da marca e a possibilidade de um aumento efetivo na procura e, consequentemente, nas vendas. O que você pode fazer para estar presente no noticiário? Contratar um esquema de assessoria de imprensa, que transforme a sua empresa em notícia com lançamentos, exportações, participação em feiras, contratação de novas pessoas, realização de cursos e eventos e outras notícias. Com isso,a empresa não só estará mais preparada para enfrentar os períodos de dificuldade, como também pode sair fortalecida e renovada para os tempos de bonanza que, eventualmente, reaparecerão.

(Colaboração de Vera Lucia Rodrigues, jornalista, mestre em comunicação social e diretora da Vervi Assessoria, empresa que há mais de 30 anos se dedica à área de assessoria de imprensa [email protected]).

Publicado na edição nº 9981, de 5 e 6 de maio de 2016.