Sem excessos: o segredo dos 87 anos

0
410
Eternizada – “Aquele retrato é da Lourdes, de quando se formou, tinha 18 anos. Os quadros foram todos ela que pintou”, contava senhor Augusto, enquanto apresentava sua casa. (Gazeta)

O prazer foi todo nosso, mas ele também terminou satisfeito com a entrevista. O Gente desta semana traz a história de Augusto Santin Filho, professor de geografia aposentado, que além de ter se doado pela Educação (e ser lembrado até hoje, com muito carinho) tem sim, muito o que dizer, apesar de achar o contrário desde o início da conversa.
Em sua casa, “antiga, mas gostosa de morar”, como descreve e que ele fez questão de apresentar, Augusto recebeu a reportagem. Ressabiado de início, e confidenciando ter pensado em inventar uma mentira para não ser entrevistado, a primeira pergunta foi dele: “Não fui vereador, não fui prefeito, não fiz nada de muito importante na cidade. Por quê eu?”.
Já à vontade, ele traz recordações à tona, ri, brinca, e deixa ensinamentos a partir de conselhos simples, como o famoso “viver sem excessos”. E no auge dos 87 anos, é muito ativo no convívio com os amigos, e mais: não se sente velho.

(…)

Leia mais na edição nº 10099, de 4, 5 e 6 de março de 2017.