Realismo fantástico será tema da próxima novela das nove

0
789
Protagonistas - Bruno Gagliasso e Marina Ruy Barbosa durante coletiva para apresentar 'O Sétimo Guardião', novela de Aguinaldo Silva, prevista para estrear em novembro, às 9 da noite. (Gshow/ João Cotta)

Já imaginou viver em uma cidade que guarda mistérios e segredos, com uma fonte de água curativa e rejuvenescedora, protegida por sete guardiões? Não? Então, prepare-se, pois é essa a história da próxima novela das nove, da Rede Globo, substituta de ‘Segundo Sol’, prevista para estrear no início de novembro, tendo como protagonistas Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso.
Até quando cada um é capaz de guardar um segredo? É com este questionamento que Aguinaldo Silva criou a história, que o traz de volta ao realismo fantástico após anos. Para proteger a fonte milagrosa, foram eleitas pessoas que, aparentemente, levam vida comum na fictícia Serro Azul, cidade pacata do interior, cercada por montanhas, cujo sinal de internet e celular ainda não chegaram. São eles, o prefeito Eurico (Dan Stubach); o delegado Machado (Milhem Cortaz); o médico Aranha (Paulo Rocha); o mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), a cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira), a esotérica Milu (Zezé Polessa) e Egídio (Antônio Calloni), o guardião-mor.
Todos eles foram escolhidos em ritual secreto, sendo substituídos sempre que alguém morre. Sempre por perto, está o gato Léon, figura central da trama, denominado pelos demais personagens como um animal com poderes. Outros chegam afirmar, que ele nem seja apenas um gato.
O Gshow realizou, em agosto, a apresentação do folhetim reunindo elenco, diretores e o autor Aguinaldo Silva, que declarou: “Ao longo de minha carreira como autor consegui construir um território ficcional. Volto, desta vez, ao realismo fantástico, em que transitei algumas vezes. Agora, em uma cidade que já foi citada em outras novelas minhas, mas que até então, nunca havia aparecido: Serro Azul”.
A protagonista, a ser defendida por Marina Ruy Barbosa, tem forte ligação com o gato Léon, seu nome é Luz da Lua. Professora, foi criada pelo avô Sóstenes (Marcos Caruso), e sabe que não é uma pessoa comum, pois desde pequena tem sonhos enigmáticos e, quase sempre, com visões de coisas que estão prestes a acontecer.
A história começa a desenrolar com o desaparecimento de Léon. Seu mestre Egídio sabe que ele foi buscar seu sucessor e avisa aos demais guardiões. Enquanto isso, na capital paulista, a empresária Valentina Marsalla (Lília Cabral) só tem atenção para o casamento de seu filho Gabriel (Bruno Gagliasso).
Valentina será a grande vilã da história e foi abandonada, no passado, por Egídio e, por isso, fugiu de Serro Azul jurando nunca mais voltar. Ver o filho se casar é o sonho dela para também garantir o futuro de seus negócios, tendo em vista que o pai de sua noiva é o empresário Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos).
No entanto, o gato Léon aparece perto de Gabriel e o faz desistir do casamento. O desespero da vilã começa quando ela descobre que o filho fugiu. Ele dirige para Serro Azul sem nunca ter escutado falar da cidade e quando chega, a primeira pessoa que vê, é Luz. O amor nasce em poucos instantes. Disposto a viver este sentimento, ele enfrenta a ira de sua mãe, mas o casal percebe que um obstáculo ainda maior está por vir.
Com a chegada de Valentina à cidade, muitas coisas começam acontecer e a vida desses personagens irá mudar para sempre.
Com direção de Rogério Gomes, a novela traz ao horário das nove, história que há muito tempo não se via. Desde ‘A Indomada’, exibida em 1999, também escrita por Aguinaldo Silva, que um folhetim nestes moldes não era exibido na faixa.
Esta ‘inovação’ pode fazer com que o público acolha a trama, já que vêm sendo exibidas neste horário, sequência de tramas pesadas e que, muitas vezes, cansam o telespectador. Talvez seja essa a ideia de Silva, fazer o público relaxar e embarcar em uma história com mistério e ficção, trazendo no elenco, atores consagrados e dispostos a navegar nesta nova aventura.
O elenco ainda tem nomes como Letícia Spiller, Flávia Alessandra, Marcelo Serrado, Carolina Dieckmann, José Loreto, Elisabeth Savalla, Caio Blat, Marcello Novaes, Yanna Lavigne, Isabela Garcia, Carol Duarte, Ailton Graça, Fernanda de Freitas, Viviane Araújo, entre outros.
O que se conclui com mais esta novela é que a Globo deu, realmente, um tempo do eixo Rio-São Paulo. Em ‘Segundo Sol’, a Bahia é cenário. Na antecessora ‘O Outro Lado do Paraíso’, a novela era ambientada na capital do Tocantins. Pelo que já foi divulgado, pode-se esperar mais uma grande história de Silva, principalmente se ele estiver inspirado como esteve em ‘Tieta’ e ‘A Indomada’, que seguiram o mesmo ritmo.

(…)

Publicado na edição nº 10314, de 22, 23 e 24 de setembro de 2018.