Vestibular versus fé… Até que ponto eu sei que tenho?

0
440

Julio Cesar Sampaio

“A fé é a mais elevada paixão de todos os homens”.  Kierkegaard, Sören

Certo dia, como de costume, numa aula onde o embate de ideias é primordial para a filosofia, um educando meu, de forma peculiar e costumeira, arguiu-me: “Professor, como eu sei que irei passar no vestibular? Basta apenas fazer a minha parte no estudo? É o suficiente?”.
Eu, adorando a inquisição, pois me dava a oportunidade de explicitar não só a ele, mas a todos ali, de maneira loquaz e pertinente, a importância da questão aferida, pus-me a falar: “Você conhece uma passagem bíblica de Jesus caminhando sobre as águas?”.
Percebi que ele, como a classe, imaginou uma aula de “cunho religioso”, não obstante, assim foi, de sobremaneira, onde citei uma passagem do evangelista Mateus:
“Alta madrugada, Jesus andou sobre o mar. Quando seus discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!”. E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”. “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”.
Terminado eu de explanar a citação da vulgata latina, continuei:
– O que você pode entender dessa citação, em analogia com o VESTIBULAR?
Pronto, começou o melhor da aula: as réplicas!… Ele, atordoado com a citação, não entendendo nenhuma verossimilhança entre a mesma e o vestibular, retrucou:
– “Professor, de boa?! Não entendi nada!”. Silêncio total na sala. Rompi aquele, asseverando:
– Se você buscar nessa passagem bíblica sua esperança e fidelidade a seus princípios e anseios futuros, encontrará sua fé, e, por conseguinte, a segurança em você mesmo! Fé significa fidelidade a algo… Pois bem, ter fé é ter fidelidade incondicional a uma meta. Contei aquela passagem bíblica não só para fazer apologia religiosa, mas principalmente para você entender o que sua mente faz com sua vida imiscuída, a posteriori, na ansiedade, caso você fraqueje em sua fidelidade. Isso mesmo, sua mente é capaz de tal ato fortuito! … Quando Pedro ‘reparou o vento’, seria pra você, o mesmo que encher sua mente de ansiedade pela falta de fidelidade em você mesmo. Foi necessário Jesus alertá-lo acerca de sua fidelidade a Ele, ou seja, o mesmo seria alguém necessitar por reforçar confiança em si mesmo, sendo tal pessoa você mesmo. Ninguém, além de você mesmo para confiar em você… É tão simples, mas é verdadeiro… Pense nisso!
Ele, já mais seguro, devolveu-me uma afirmativa:
– É… Fé é servir-se de princípios que somos fiéis!
“Perfeito!”, respondi. E, ainda, para alertá-lo, parafraseei um pensador: “É próprio da ‘fé’ esperar contra a esperança.”
A aula prosseguiu e ficou ali mais uma semente ( creio eu), do “bom educar”… Dei-me por satisfeito.
E você, já pensou nisso?
(Colaboração de Julio Cesar Sampaio, Licenciado em Filosofia com pós-graduação no ensino de filosofia).

(…)

Leia mais na edição nº 9872, dos dias 1°, 2 e 3 de julho de 2015.